g2h

Level

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE PAÍSES EMERGENTES

 QUESTÃO 1

Emergentes deverão responder por 57% do PIB mundial até 2030


A participação dos países emergentes no PIB mundial passou de 38% em 2000 para 49% neste ano e deverá atingir 57% em 2030, segundo o estudo Perspectivas sobre o Desenvolvimento Mundial 2010 – Deslocamento da Riqueza, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (…).


FERNANDES, D. BBC Brasil, 16 jun. 2010. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100616_relatorioeconomia_df.shtml . Acesso em: 13 mar. 2015.


A expressão países emergentes caracteriza:


a) o grupo de países que fatalmente se tornarão desenvolvidos em um futuro próximo.


b) O conjunto de economias nacionais subdesenvolvidas com relativo grau de crescimento econômico e social.


c) os Estados que possuem um forte poder de intervenção na economia, mas que ainda precisam desenvolver os seus níveis de industrialização.


d) o agrupamento formalmente registrado de nações que possuem territórios com grande potencial para exploração econômica.



QUESTÃO 2

Um conjunto composto por algumas das economias em desenvolvimento, que apresentaram melhorias nas suas economias ao longo dos últimos anos e combinam uma grande atratividade para investidores estrangeiros. Esses países organizaram-se informalmente por meio de uma sigla e, recentemente, criaram um banco de ajuda monetária para países periféricos, em desafio claro ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial.


O texto acima se refere:


a) ao G-20 – grupo de países emergentes


b) ao Mercosul – bloco econômico formado por países em desenvolvimento


c) ao BRICS – composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul


d) ao MIST – formado por México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia



QUESTÃO 3

Em 2001, o economista Jim O´Neil, chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs, realizou o estudo “Building Better Global Economic Brics” (“Construindo uma melhor economomia global Brics”, em tradução livre), em que se destacaram os países que compõem o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul), devido ao papel de destaque que apresentam no cenário mundial, por conta do rápido desenvolvimento de suas economias. De acordo com a pesquisa, o potencial econômico desses países pode transformá-los nas quatro economias dominantes do mundo, até 2050 (a avaliação foi feita antes do ingresso da África do Sul no bloco). Entretanto, cada um deles apresenta uma trajetória distinta, podendo ser agrupados somente pelo termo “emergentes” […].


Adaptado de: DICYT. A força dos países emergentes na economia mundial. Disponível em: <DICYT>. Acesso em: 13 mar. 2013.


Sobre a relação entre os países do BRICS e o Brasil, podemos afirmar corretamente que:


a) O Brasil é o país social e economicamente mais desenvolvido do grupo.


b) A economia brasileira é altamente dependente da exportação de matérias-primas para os países do BRICS.


c) Em termos de efetividade, o Brasil foi o pioneiro, entre os países do BRICS, no desenvolvimento industrial.


d) A China é a única parceira comercial de peso que o Brasil possui no BRICS atualmente.



QUESTÃO 4

(ENEM – 2010)


O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.


ALLAN. R. Crise global.


Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que


a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.


b) possuem base tecnológica mais elevada.


c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.


d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.


e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.



RESPOSTAS

Questão 1

Os países emergentes ou em desenvolvimento são aqueles que, mesmo subdesenvolvidos, possuem economias relativamente dinâmicas, com certo grau de crescimento socioeconômico que possibilita seu destaque perante os demais países periféricos. Eles não necessariamente se tornarão países desenvolvidos, mas apresentam consideráveis potencialidades para crescer em termos de renda e economia.


Alternativa correta: letra B



Questão 2

Os países emergentes organizaram-se em vários agrupamentos informais, dentre os quais os exemplos mais evidentes são o G-20 e o BRICS. Esse último, no entanto, vem ampliando sua frente diplomática e criou um fundo monetário, chamado de Banco do BRICS.


Alternativa correta: letra C



Questão 3

a) Incorreto – O país economicamente mais desenvolvido do BRICS é a China.


b) Incorreto – O Brasil não exporta grandes volumes de matérias-primas aos países do BRICS, exceto a China.


c) Incorreto – Dos países que formam o BRICS, o que primeiro se industrializou foi a Rússia.


d) Correto – A China é a grande parceira comercial do Brasil em termos de exportações e importações, em contraste aos demais países do acrônimo citado.



Questão 4

O termo BRIC foi criado em 2001 para fazer referência ao conjunto de países emergentes e que apresentavam um acentuado potencial de desenvolvimento socioeconômico para os anos seguintes, previsão que, em partes, mostrou-se verdadeira.


Alternativa correta: letra A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares