g2h

Level

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Exercício Respiração Branquial

 1) (UFPel) O sistema de respiração branquial dos peixes funciona retirando oxigênio dissolvido na água, captando-o para o seu organismo por intermédio de seus filamentos branquiais, por difusão gasosa. O dióxido de carbono, proveniente do metabolismo, é eliminado para o meio externo também por intermédio dos filamentos branquiais. Tomando como base o texto acima, pode-se afirmar que:

a) o oxigênio entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua menor concentração no meio aquático;

b) o oxigênio entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático;

c) o dióxido de carbono entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático;

d) o dióxido de carbono sai da circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático.

e) para fins de respiração, tanto o dióxido de carbono como o oxigênio entram e saem do organismo do peixe, não necessariamente pelas brânquias, mas por qualquer região do corpo desse animal.


Resposta: b)



2) (PUC-PR) A respiração é o fenômeno vital pelo qual os seres vivos extraem a energia química armazenada nos alimentos e a utilizam nos seus diversos processos metabólicos. No mecanismo respiratório, os animais podem efetuar as trocas gasosas com o ambiente, de várias maneiras. Assim temos os exemplos de animais com o correspondente tipo de respiração:

(1) minhoca

(2) tubarão

(3) gafanhoto

(4) galinha

(5) aranha

( ) respiração filotraqueal

( ) respiração traqueal

( ) respiração cutânea

( ) respiração branquial

( ) respiração pulmonar

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a) 3 – 5 – 4 – 2 – 1.

b) 5 – 3 – 2 – 4 – 1.

c) 3 – 4 – 5 – 1 – 2.

d) 5 – 3 – 1 – 2 – 4.

e) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.


Resposta: d)



3) (CESGRANRIO) A presença de opérculo, estrutura que recobre as brânquias em peixes ósseos, permite eficiência nas trocas gasosas mesmo com o peixe parado. Isso porque o opérculo possibilita melhor captação de oxigênio devido à(ao):

a) quebra das moléculas de água.

b) entrada de água pelas brânquias.

c) retirada de gases da bexiga natatória.

d) transporte ativo realizado por essa estrutura.

e) maior contato de água com as brânquias.


Resposta: e)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares