g2h

Level

quarta-feira, 4 de maio de 2022

EXERCÍCIOS SOBRE TRATADO DE VERSALHES

 QUESTÃO 1

(Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:


a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista -, crise econômica e desemprego.


b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.


c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.


d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.


e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.


QUESTÃO 2

Em termos de perda territorial da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, foram tirados os territórios da:


a) Renânia


b) Bavária


c) Alsácia e Lorena


d) Munich


e) Stuttgart



QUESTÃO 3

O Tratado de Versalhes, com mais de 400 resoluções, é considerado por muitos autores como um compêndio de humilhações à Alemanha. Entre os fatores definidores dessa humilhação, pode ser apontado (a):


a) A perda da soberania nacional alemã para a França.


b) A fusão dos territórios alemão e austríaco.


c) O êxodo forçado da população alemã para outras regiões da Europa.


d) Admissão de culpa e responsabilidade única da Alemanha pela ocorrência e pelos danos da Grande Guerra.


e) Entrega à França das possessões ultramarinas na América do Sul.



QUESTÃO 4

Entre as sanções do Tratado de Versalhes que tratavam da nova configuração que o exército alemão deveria seguir, estava:


a) a proibição do uso da cavalaria nos fronts de batalha.


b) a proibição da fabricação de bombas atômicas.


c) a limitação do exército e da marinha a um contingente de 100.000 homens, para cada, e a privação de toda artilharia pesada, tanques, aviões, submarinos etc.


d) a limitação do uso de aviões bombardeiros, de 200.000 para 150.000.


e) a proibição do uso de uniformes.


RESPOSTAS

Questão 1

Letra A


Após o fim da Guerra, em 1918, a Alemanha passou a viver um dos períodos de grande apreensão política e dificuldades econômicas, conhecido como República de Weimar. Nesse período, houve a revolução espartaquista comandada por líderes comunistas, como Rosa Luxemburgo, e ascensão do nazismo, comandado por Adolf Hitler.


Questão 2

Letra C


As regiões da Alsácia e Lorena, antes pertencentes à França, haviam sido anexadas pela Alemanha após a vitória na Guerra Franco-Prussiana. Com o fim da Primeira Guerra, essas regiões foram reavidas pela França.


Questão 3

Letra D


Um dos principais itens do Tratado de Versalhes era a obrigação de a Alemanha reconhecer e admitir que fora, só e unicamente, a responsável pelo desencadeamento da Grande Guerra e dos prejuízos que ela provocou na Europa.


Questão 4

Letra C


O exército alemão foi a instituição mais humilhada com as sanções do Tratado de Versalhes. Sua estrutura foi reduzida à capacidade de segurança interna, sem possibilidade de desenvolvimento de tecnologia e recuperação do que fora perdido durante a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares