g2h

Level

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Rio São Francisco

 Rio São Francisco

O rio São Francisco, com quedas d'água e cânions que chegam a 80 metros de altitude, apresenta uma das mais belas paisagens naturais do Brasil.


O Rio da Integração Nacional liga o Centro Sul ao Nordeste do país.


Principais características

Localização do rio São Francisco

O rio São Francisco se estende pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o Distrito Federal.


Onde ele nasce?

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, no Parque Nacional da Serra da Canastra.


Com 2.820 km, corre para o norte, atravessa o estado da Bahia, segue até o estado de Pernambuco, onde muda o percurso para o sudeste, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe para desaguar no Oceano Atlântico.


Nas áreas próximas da nascente, as chuvas são relativamente abundantes e apresenta rios perenes, porém, nas áreas do semiárido os rios são temporários.


 rio São Francisco e seus 158 afluentes, dos quais 90 são perenes e 68 temporários, formam a Bacia do São Francisco, com extensão de 641.000 km².


Entre os afluentes do rio São Francisco que banham o estado de Minas Gerais estão: o rio Pará, Abaeté, Rio das Velhas, Jequitibá, Paracatu, Urucuia, Preto e Verde Grande.


O rio Preto banha o Distrito Federal, na altura do município de Formosa. Serve de divisor entre Minas Gerais e o Distrito Federal.


Entre os afluentes do rio São Francisco, no estado da Bahia, destacam-se o rio Corrente e o rio Grande, que banha o oeste do estado, onde as chuvas são abundantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares