1) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:
a) o desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar e a cultura de algodão.
b) o apresamento indígena e a procura de metais preciosos.
c) a necessidade de defesa e o combate aos franceses.
d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa.
2) As invasões holandesas no Brasil relacionam-se:
a) aos conflitos entre os holandeses (protestantes) e os portugueses (católicos) no quadro das “guerras de religião” europeias.
b) à aliança entre Holanda e Inglaterra, as duas maiores potências navais europeias, contra Portugal
c) aos conflitos entre Holanda (ex-possessão espanhola) e a Espanha, à passagem do trono português para o domínio dos Habsburgos espanhóis e aos interesses comerciais holandeses no açúcar brasileiro.
d) à política francesa de expansão colonial, que, agindo contra a Holanda como intermediária, pretendia estabelecer no Brasil a chamada “França Antártica”.
3) O ideário político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava algumas contradições, dentre elas:
a) manutenção do regime de trabalho escravo;
b) adoção de um regime político republicano;
c) estabelecimento de uma universidade em Vila Rica;
d) separação e independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário
4) A Conjura Baiana de 1798, conhecida também por Revolução dos Alfaiates, foi a mais popular rebelião do período colonial, entre outros motivos, por propor:
a) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional e a manutenção do pacto colonial;
b) a emancipação de Portugal, a instauração de uma Monarquia Constitucional, a continuidade da escravidão e a liberdade de comércio;
c) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, a continuidade da escravidão e a manutenção das restrições ao comércio;
d) a emancipação de Portugal, a instauração de uma República, o fim da escravidão e a liberdade de comércio;
5) A Inconfidência Mineira, no plano das ideias, foi inspirada:
a) nas reivindicações das camadas menos favorecidas da colônia;
b) no pensamento liberal dos filósofos da ilustração europeia;
c) nos princípios do socialismo utópico de Saint-Simon;
d) nas ideias absolutistas defendidas pelos pensadores iluministas;
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